Estradas secundárias e terciárias dos municípios de Luanda, Viana e Kilamba Kiaxi começam a ser reabilitadas no próximo mês de Março, adiantou, segunda-feira (21), o director-geral da Empresa Nacional de Construção de Infra-estruturas Básicas (ENCIB).
Laureano Tchoia, que falava durante a segunda sessão ordinária do Governo Provincial de Luanda (GPL), orientada pela governadora Ana Paula de Carvalho, esclareceu que em cada município vão ser intervencionados 20 quilómetros de estrada.No município de Luanda, disse, vão ser reabilitadas, entre outras ruas, a da Cimex (no Bairro Popular), 55 do Cassequel, Dona Amália e Pica Pau (no distrito urbano do Rangel). No Kilamba Kiaxi o destaque vai para a estrada da Fabrimor e, em Viana, as estradas Santa Teresinha, 64 e da Sapu, entre outras.
A intervenção, esclareceu, vai consistir na recuperação das vias já existentes para garantir uma melhor mobilidade. Laureano Tchoia ga-rantiu existir os meios necessários para o início das obras e, juntamente com parceiros, garantir a eficácia das acções de intervenção.
"O projecto é de iniciativa do Governo Provincial de Luanda, que suportará parte dos custos, sendo os municípios (contemplados) responsáveis por outra parte dela”, sublinhou.
Combate à pobrezano Kilamba Kiaxi
O município do Kilamba Kiaxi vai receber, este ano, mais de 300 milhões de kwanzas para a materialização do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, adiantou, ontem, em Luanda, o administrador municipal.
Fernando Cardoso esclareceu que, daquele montante, foram já disponibilizados, em Janeiro, 28 milhões de kwanzas, dos quais três milhões dirigidos ao programa de merenda escolar, que já beneficiou mais de 500 crianças de quatro escolas do município.
O administrador disse que o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza tem como foco ex-combatentes, pessoas com deficiência, famílias vulneráveis, idosos e crianças. No Kilamba Kiaxi, informou, milhões de famílias foram já beneficiadas, sendo que muitos foram tiradas de uma situação de baixa renda.
O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) também foi um assunto discutido na reunião de ontem do GPL. O director provincial do Gabinete de Estudo e Planeamento e Estatística do GPL, Nelson Capinda, informou que, em Luanda, o PIIM teve um incremento de 22 acções, perfazendo um total 195 projectos, dos quais 62 já concluídos.
Segundo Nelson Capinda, o município de Belas é o que apresenta maior avanço das obras, sendo o Kilamba Kiaxi o que mais tem tido constrangimentos na execução de projectos.
"Mais de 30 por cento dos projectos a nível de Luanda estão concluídos (mas) um prazo limite vai ser estipulado para que administradores e responsáveis anunciem a conclusão das obras”, avisou.