Crias da Música se apresenta pela primeira vez no Festival Sarará
A parceria entre o Filtr Music e o Festival Sarará também oferece capacitação para mulheres produtoras culturais.
Neste sábado (26), na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte, o Festival Sarará apresentará, novamente, grandes nomes do cenário musical nacional em seu line-up, com artistas como Marisa Monte, Timbalada, Fat Family, Urias, MC Cabelinho, Slipmami, MC Rick, Brisa Flow, Caio Luccas, Rico Dalasam, LEALL, Tasha & Tracie e mais.
Ao meio-dia, no Palco Paredão, o projeto Crias da Música, promovendo a expansão da arte das comunidades cariocas para aportar a cidade mineira, realiza a sua primeira apresentação para o público, que conferirá, ao-vivo, o repertório do recém-lançado EP, que já vem sendo destaque nas plataformas de streaming musical, com todas as faixas contando com videoclipes disponibilizados no canal Filtr Music Brasil no YouTube.
O primeiro álbum possui tracks como ‘Pique de Favela‘, ‘Gatilho‘, ‘Tiros pro alto‘, ‘Crias da rua‘ e o manifesto ‘Visão de Vida, Visão de Crias da Música‘, que aponta os holofotes para o debate de importantes questões sociais, com mensagens sobre o cotidiano das pessoas que vivem em áreas que merecem maior atenção do Estado.
Justiça, desigualdade, antirracismo e a busca por oportunidades são alguns dos temas que permeiam as letras que compartilham com o ouvinte situações de vida através da arte mais popular, a música. Produzidas e interpretadas pelos jovens, os singles possuem letras cheias de beleza e potência. As composições e melodias representam a força coletiva e criativa destes artistas, que estão vivenciando a transformação das suas vidas por meio da arte.
Para muitos, uma oportunidade e início de uma trajetória de sucesso no mundo artístico. O projeto conta com a participação dos artistas Natalhão, MC Lizzie, EVY, Cesanne, SKILO22, Queenie M, Kamy Mona, Taty Aleixo, Shock, DJ Swag do Complexo e DetonaCry.
Além disso, o projeto oferecerá uma parceria inédita com o festival. Reafirmando o compromisso com a inclusão das diversidades, o Sarará e o Filtr Music lançam um programa de capacitação para mulheres negras na área da produção cultural. Ao todos, trinta nomes serão qualificadas e passarão por uma experiência prática no evento, com foco no compromisso do desenvolvimento humano e a importância de estabelecer uma estrutura diversa que precisa ser respeitada, ouvida e remunerada.
A partir daí, originou-se a parceria, reiterando a contribuição com a música através da capacitação, garantindo assim uma sintonia de propósitos, que gera impacto na cena de festivais por meio da diversidade e da inclusão. Ao todo, o Crias da Música oferecerá uma bolsa no valor de R$1,5 mil reais para cada uma das trinta mulheres negras que farão a capacitação em produção cultural na décima edição do Festival Sarará, passando por um treinamento teórico e prático, onde acontecerão seis encontros presenciais, sendo três deles durante a montagem do festival, colaborando em cargos de produção em todo o camarim.
As mulheres selecionadas serão distribuídas entre as equipes de produção para terem uma experiência de trabalho, participando da realização da edição deste ano do evento.